Morte e vida severina é um texto regionalista, mas não para elogiar ou homenagear Pernambuco, mas para mostrar de forma descritiva, analítica e crítica a realidade da seca, que, para além de um fenômeno climático, permeia e ordena a existência de cada sertanejo nordestino.
Como o texto possui 18 subdivisões, nessa página, oferecemos uma leitura guiada de Morte e Vida Severina, canto a canto. O formato é sempre o mesmo: ao lado do número do canto, colocamos o seu "título" e abaixo disso, o tópico "começo de conversa", no qual você encontra um vídeo curto com algumas questões centrais para a leitura ou releitura do trecho.
Abaixo disso, você encontra um "roteiro de leitura" mínimo, com alguns questionamentos centrais a respeito do trecho. Esses questionamentos auxiliam a verificar se você compreendeu o texto de maneira adequada.
Em alguns cantos, ainda são colocados algumas outras informações para aprofundar a leitura.
Nesse podcast, Legroski e Tezza analisam alguns aspectos centrais da obra Morte e vida severina. Ouça após ter concluído a leitura integral do texto, para não levar spoilers.