Finalmente Severino chega ao Recife, porém as boas vindas que a cidade lhe dá são amargas: ao sentar-se na calçada para descansar, ele acaba ouvindo a conversa entre dois coveiros.
Para aproveitar mais a leitura (ou releitura) do canto, fique atento às questões centrais e aos temas transversais do texto.
Após ler (ou reler) o canto e para verificar a compreensão, procure responder a esses questionamentos centrais do trecho
A conversa entre os coveiros gira em torno das diferenças entre cemitérios e enterros. Identifique quais são os cemitérios citados e quais são as diferenças pontuadas pelos coveiros.
De acordo com o ponto de vista desses dois homens, determine qual é o melhor local de trabalho para eles. Justifique sua resposta.
Encontre e explicite a opinião dos coveiros a respeito dos retirantes que fazem o mesmo percurso de Severino
Após a leitura do trecho e as considerações feitas através do roteiro de leitura, confira a análise do canto que preparamos para você.
Severino, do lado de fora, o ouve a conversa dos coveiros do lado de dentro do cemitério;
Distinção entre os bairros de Recife
SANTO AMARO: bairro mais rico, mais antigo. Cemitério planejado e urbanizado;
CASA AMARELA: bairro de grande densidade demográfica, popular. Cemitério simples;
Assim como numa cidade, os cemitérios tem "bairros" separados pelo poder aquisitivo de quem ocupa os espaços;
Julgamento de valor dos coveiros a respeito dos retirantes: profundo impacto em severino.
Os dois cemitérios citados no canto X são o do bairro Santo Amaro e o do bairro Casa Amarela. Aproveite o Google maps e o Google Street View e passeie por esses bairros. Observe a urbanização, a demografia de cada um dos bairros, mas também dos cemitérios. Repare nas organizações desses campos santos, em suas arborizações. Esse passeio virtual permite que percebamos muito bem que os coveiros do livro tinham razão: as lacunas sociais continuam vigentes e muito ativas, mesmo após a morte.
Severino chega finalmente a Recife, mas a visão que ele terá da cidade não será a dos cartões postais e da idealização. Ele orbitará em torno do mangue, chamando a atenção para a população que habita às margens do Capibaribe e às margens da cidade.