Chegando à zona da mata, Severino contempla um solo fértil e irrigado. Ali ele pensa novamente em interromper sua emigração.
Para aproveitar mais a leitura (ou releitura) do canto, fique atento às questões centrais e aos temas transversais do texto.
Após ler (ou reler) o canto e para verificar a compreensão, procure responder a esses questionamentos centrais do trecho
Identifique a diferenciação que Severino faz entre o sertão (de onde vem) e a zona da mata (onde se encontra nesse canto).
Após a leitura do trecho e as considerações feitas através do roteiro de leitura, confira a análise do canto que preparamos para você.
Zona da Mata: mesorregião localizada no litoral nordestino
> Grande densidade demográfica, região mais economicamente desenvolvida do Nordeste
> Início da colonização brasileira
> Monocultura de cana de açúcar, turismo
Na Zona da Mata, Severino reforça a esperança de vida melhor (feriado, por exemplo).
Como o Morte e vida severina tem uma grande carga regionalista, é importante prestar atenção nas particularidades de Pernambuco, não apenas as culturais, mas também as geográficas. No canto VII, Severino muda de cenário, adentrando a Zona da Mata, região completamente diferente do sertão e do agreste. Se você não está familiarizado com essa região, assista ao vídeo do Canal Geogravando, que sintetiza em poucos minutos informações extremamente relevantes para nossa leitura.