Após o choque gerado pela conversa ouvida sem querer, Severino anda até um cais no mague do Capibaribe, de onde passa a contemplar sua própria existência.
Para aproveitar mais a leitura (ou releitura) do canto, fique atento às questões centrais e aos temas transversais do texto.
Após ler (ou reler) o canto e para verificar a compreensão, procure responder a esses questionamentos centrais do trecho
Explique o que significa a metáfora que Severino aplica a si mesmo de estar “seguindo o próprio enterro” ao emigrar do sertão para Recife.
Explicite qual o pensamento que Severino desenvolve nesse trecho e explique o porquê dessa ideia ter surgido nesse momento, que representa o final de sua viagem de emigração.
Após a leitura do trecho e as considerações feitas através do roteiro de leitura, confira a análise do canto que preparamos para você.
Severino está no mangue de Recife.
Expectativas da viagem: encontrar uma pequena melhora. Ter um pouco mais de água e comida, um pouco mais de roupas, etc.
O impacto da conversa escutada no canto 10 faz-se notar.
“Apressar a morte”: Severino começa a considerar seriamente o suicídio como uma opção, já que a melhora de vida não se concretiza em sua migração.
Caixão de lama, mortalha de água, etc: referência à morte por afogamento, uma antítese a sua vida no sertão diante da seca.
Se a gente observar o percurso de Severino, percebemos que ele não é um suicida. Toda sua trajetória do sertão até Recife testemunha que ele acredita na vida e acredita que sua vida pode ser melhor, valendo a pena toda a luta, sofrimento e caminhada percorridos. Porém, as "boas-vindas" terríveis que Recife lhe deu, com a conversa dos coveiros, soma-se à toda a série de desalento e desesperanças sofridas ao longo de seu caminho, e acaba tirando o resto de esperança que ele tinha. O tom do texto, nesse e no próximo canto é extremamente triste, mas não se esqueça de que, como o título do livro mostra, ainda há a vida para se contrapor à morte severina. Se você, assim como Severino, estiver passando por um momento de desalento e desesperança, converse sobre isso, busque ajuda. É isso que Severino fará no próximo canto.